Lentes de grau para máscara de mergulho

Se você ainda não tem a necessidade de lentes de correção para ver o seu timer, o seu computador de mergulho ou as configurações da câmera, aguarde, chegará o dia em que seu braço não será longo o suficiente para afastar o painel com as letrinhas borradas.

E isso aconteceu comigo já vão alguns anos. Ir perdendo a definição do que você está vendo é como dirigir um carro que está perdendo o freio, você vai se acostumando até que uma determinada situação te pega de surpresa.

No caso do mergulhador, algumas opções estão disponíveis para quem necessita de lentes de correção, ele pode optar por colocar uma lente de grau feita em ótica especializada, alguns optam por usar lentes de contato. Eu não uso lentes de contato e já vi e ouvi inúmeros casos de mergulhadores que ao desalagarem a máscara perderam suas lentes. Há opção de se mandar a máscara para a ótica para que seja instalada uma lente corretora mas isso nunca me agradou, simplesmente porque a lente fica colada no vidro da sua máscara e caso algo aconteça na sua máscara você perde as suas lentes. Até mesmo uma simples troca de máscara vira um trabalhão. Além de que instalar em máscara com um vidro único não pode, pelo menos era isso até um tempo atrás. Tenho amigos que usam e gostam, mas não é difícil vê-los torcer o nariz quando pensam em trocar de máscara.

Depois do artigo publicado fui informado pelo amigo Sergio Viegas (DAN Brasil), através dos comentários, que existe a opção de comprar outra máscara da mesma marca e modelo e transferir as lentes da máscara antiga para a máscara nova.

Lentes Mares Bi-Focal para X-Vision 2013 e anterior
Lentes Mares Bi-Focal para X-Vision 2013 e anterior

Diante das minhas restrições procurei outras opções. Encontrei lentes prontas para serem trocadas pelo vidro original da máscara com opção de diversos graus, embora seja uma boa opção, novamente tem o problema de que “tem que ser a máscara XYZ”, pois as lentes são específicas para cada modelo de máscara. Se você possui uma máscara Mares, Tusa, Atomic Aquatics, Cressi, XS Scuba, Oceanic, pode ser uma ótima solução desde que exista a lente para o seu modelo de máscara. Não é o meu caso.

Máscara XS Scuba 2014 Gauge Reader
Máscara XS Scuba 2014 Gauge Reader

Continuei a minha busca e encontrei a solução que queria. Uma lente de plástico maleável – Polymer Aspheric – que parece silicone, pode ser colocada em qualquer máscara somente utilizando água quente! Genial e simples a solução. Será que funciona? Sim, funciona maravilhosamente bem, desde a instalação até o uso.
A instalação é bem simples, lava-se bem a máscara, inclusive com água morna para retirar totalmente a gordura, lavam-se também as lentes e depois é só colocar um pouco de água morna dentro da máscara e pressionar com os dedos o local aproximado das lentes no vidro. Esvazia-se a máscara e com calma vai se alinhando as lentes com os dedos, coloca-se a máscara no rosto, acerta mais um pouquinho, coloca novamente no rosto e mais um pouco pra cá e pra lá e pronto.

Lentes DiveOptx® Polymer Aspheric
Lentes DiveOptx® Polymer Aspheric

Resolvido uma parte do problema, a outra parte foi descobrir se funcionariam dentro d’água, se não soltariam durante o mergulho, se na hora de usar o produto ou a saliva para desengordurar a máscara antes do mergulho as lentes se soltariam. Na primeira vez que usei as lentes elas se soltaram depois de 5 dias de mergulho, refiz o processo de limpeza e “colagem” e elas nunca mais soltaram, e estamos falando de uns 3 anos! Você pode me ver usando as lentes no auto retrato que ilustra esta matéria.

Animado com as minhas lentes, cheguei a trazer algumas para amigos, resolvi que era a hora de comprar um novo par de lentes para colocar na máscara reserva. Não encontrei da mesma marca, DiveOptx®, infelizmente. Encontrei a Aqua Optics, que não é tão prática, é de vidro e necessita de uma cola que acompanha o produto. A parte interessante é que são reutilizáveis, bastando lavar a máscara com água morna para que a cola solte. Fiz a instalação conforme o recomendado e parti para o mergulho. Elas duraram no local exatos 6 mergulhos, parece que a cola sofre com a água salgada pois outros usuários reclamaram do mesmo problema.

Lentes Aqua Optics
Lentes Aqua Optics

E você ainda tem braço longo ou já arrumou uma solução para o problema?

José Dias

José Dias

Diretor de fotografia, fotógrafo, instrutor de mergulho, foto e vídeo subaquáticos. Mergulhador tech e de cavernas.
José Dias

O Dive Master mala

Já falei do dupla mala, mas também tem o Dive Master mala. Na Florida, em Key Largo, onde fui mergulhar sozinha (e comprar equipamentos, hehehe), quis evitar um dupla mala e contratei mergulho guiado para os naufrágios. Num desses mergulhos tive que enfrentar um típico DM mala. Um alemão que queria tanto mostrar serviço que além de ser irritante acabou produzindo efeitos contrários ao pretendido, que era dar mais segurança ao mergulho.
AMBA0001

Na verdade não acho que ele queria dar mais segurança ao mergulho, mas sim mostrar serviço e merecer uma boa gorjeta, pois lá é costume a gorjeta para a tripulação. Mas ele se deu mal, pois sou brasileira e não dou gorjeta por esse serviço, além do mais, ele me irritou tanto que não fiquei a fim mesmo…

A postura pedante de quem te acha uma retardada, até a máscara ele arrancou da minha mão para lavar de novo. Apareceu com um cilindro gigantesco dizendo que seria para me fornecer ar caso o meu acabasse. Hum. O mergulho que estávamos fazendo exigia um certo nível de certificação. Mas vá lá…. só que ele estava tão agitado que deixou solto e o cilindro dele caiu.

Todos os direitos resaervado © Roberto Palmer
Todos os direitos reservados © Roberto Palmer

A checagem do meu equipamento incluiu desmontar tudo o que eu tinha montado. E detalhes completamente desprezíveis. Por exemplo, a alça do colete “tem que” ficar presa entre o cilindro e o regulador. Ah ta…. Me deu aula disso. Tudo o que eu ia fazer ele interrompia. Arrancou a máquina fotográfica da minha mão e tirou um monte de fotos que eu jamais tiraria, fotos minhas com todas as caretas típicas do mergulho. Pra que isso???? Eu perguntei. Ele disse que era para mostrar para minha família. OK, tenho mais de 500 mergulhos. Minha família já entendeu que faço isso. Não preciso de provas! Só de boas fotos. Vamos para o mergulho… Ufa, o mergulho não foi tão ruim, aos poucos ele relaxou e pude aproveitar. Mas a questão do equipamento me deixou irritada, sim. Conferir o equipamento é obrigação. Mas desmontar e montar de novo não é checar. E impor uma configuração sabendo que não é obrigatória e eu prefiro outra? Arrancar uma máscara que eu já tinha passado anti embaçante e lavado para lavar de novo?

Já num liveaboard encontrei um Dive Master figura que era o oposto. Ninguém conseguiu descobrir a que veio. Não fazia nada. Tentou remanejar as cabines para ganhar uma só para ele, dormia que nem um porco, pegava nossas cangas para se enrolar, era o primeiro a se servir na comida e na sobremesa, procurando sempre os melhores pedaços para ele…rs… Tomava banhos detalhados após cada mergulho (não sobra água doce num barco!)… O que faz uma figura dessas num barco? Rsrs lembro: ele não estava de férias, estava a trabalho…. Eu acho.

Outra situação ocorreu durante o curso tec. Quando eu já estava pronta para o passo do gigante – e levantar do banco com uma dupla nas costas é uma odisséia para mim – sinto algo na torneira esquerda. Era o DM “conferindo” se estava aberta! Affffffffff….. quando, posteriormente, fiz meu curso de DM, encontro no manual: nunca toque no equipamento de um mergulhador técnico! Está lá! Aliás, tem muito DM que está precisando reler o manual. Eu sigo me esforçando para não ser como nenhuma dessas figuras que encontrei nos barcos da vida.

Monica Di Masi

Arquiteta, PhD em Planejamento Energético e Ambiental, Dive Master PADI e Mergulhadora Tech.